quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Travestis de Fortaleza ilustram calendário inspirado em imagens sacras e pagãs

Um grupo de travestis de Fortaleza produziu um calendário com fotos deles com referências religiosas. O grupo Coletivo Artístico As Travestidas, formado por artistas de diversas áreas, como teatro, dança, música, designer, fotografia e audiovisual, lançará na noite desta quarta-feira (16), o Translendário 2013.

O trabalho contém fotos artísticas para cada mês do ano inspiradas em cenas religiosas e em deuses da mitologia. Uma das fotos está a imagem de um travesti amarrado a uma cruz replicando o quadro de Salvador Dalí ao qual retrata Jesus crucificado. 

O idealizador do translendário, o ator Silvero Pereira, que faz parte do Coletivo Artístico, destaca que a ideia do trabalho é levantar a discussão sobre o mundo transsexual na sociedade ?a fim de quebrar preconceitos e desmistificar a imagem marginal de travestis. O Translendário 2013 tem como tema a discriminação e rejeição social e religiosa, fazendo alusão ao movimento dos negros que foram proibidos de exercer sua religiosidade por parte dos brancos, criando, assim, sua própria identidade religiosa, afirmou Pereira. Nesta edição fazemos um grito à sociedade excludente e cheia de paradigmas. 

Este trabalho foi realizado não no intuito de exigir respeito ou aceitação. Ele foi gerado como luta para demonstrar que somos todos iguais perante deuses, entidades, santos e divindades.? Segundo o artista, o Translendário 2013? traz a imagem de um travesti representando Nossa Senhora Protetora das Esquinas, inspirado na santa católica Nossa Senhora. A nossa santa foi idealizada para proteger os travestis que trabalham nas esquinas?, disse o artista, informando que o calendário criou a Deusa dos Incubados, inspirada no deus nórdico Thor. 

De acordo com Pereira, fazer a segunda edição do "translendário" ocorreu devido à repercussão do primeiro trabalho, criticado por "religiosos tradicionais". "Se o de 2012 acharam chocante, esse de 2013 será mais ainda porque trata diretamente da religiosidade."

Nenhum comentário:

Postar um comentário