quinta-feira, 5 de abril de 2012

"Tenho o direito", diz suposta filha que pediu exumação do corpo de Tim Maia

Rafaela Mendonça Soares Campos, de 33 anos, tenta, desde 2006, provar que é filha do músico Tim Maia. "Tenho o direito de saber que ele é o meu pai, sempre faltou esse pedaço na minha vida", disse Rafaela em entrevista. No último dia 29 de março, foi realizada a exumação de parte do corpo do cantor com o objetivo de recolher material para um teste de DNA, procedimento comum ao processo de reconhecimento de paternidade movido pela promotora de eventos. 
Rafaela seria fruto de um relacionamento que durou sete anos, entre sua mãe, Iseulma Mendonça Soares Campos, hoje com 65 anos, e Tim, morto em 1998. Na infância, Rafaela chegou a ter contato com o cantor até os dois primeiros anos de vida, quando sua mãe ainda mantinha romance com o cantor. "Lembro de ter fotos com ele, eu no colo dele", contou Rafaela. Ainda assim Tim não registrou Rafaela como filha. O motivo ela preferiu não comentar. "Isso tem a ver com a minha mãe", disse. Rafaela nasceu em 79, mas só foi registrada em 81 por Iseulma como "mãe solteira".

Uma tentativa de encontro com Tim só aconteceu quando Rafaela tinha 13 anos. "Consegui um telefone dele e liguei. Ele disse para eu procurar um juiz", relembrou ela. A partir daí, Rafaela teve nos tios e no avô a figura paterna. "Imagina para um criança ter um pai famoso e saber disso, mas as pessoas duvidarem?", disse Rafaela que sempre soube, "desde pequena", que Tim era seu pai.

"Minha mãe nunca me escondeu isso, e acredito nela, ela nunca iria me expor a uma situação como essa se não fosse verdade", opinou Rafaela. Indagada se ouvir as músicas do Tim ou ver imagens do cantor sanava a ausência do suposto pai, Rafaela negou: "Nem gostava de ouvir as músicas dele, me incomodava", comentou. Em 2006, Rafaela resolveu por conta própria entrar na Justiça para fazer o teste de DNA.

"Primeiro procurei os irmãos do Tim, falei com a Ana Maria Maia, a irmã dele, mas ela preferiu não se envolver nisso", contou Rafaela. O contato com o único irmão, Carmelo Maia, de quem teria 'traços físicos semelhantes', também não surtiu efeito. Rafaela então entrou com o pedido para exumar o corpo. "A exumação foi feita no dia do meu aniversário. Nunca tinha visto meu pai, imagina a primeira imagem ser os restos do corpo dele?", disse, ainda abalada.

O resultado, segundo Sérgio Ricardo Dantas Baptista, advogado de Rafaela, deve sair entre 30 e 60 dias. O processo tramita em segredo de Justiça, e o material recolhido após passar pelo Instituto Médico Legal será enviado para um laboratório da Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro).

Moradora de Rocha Miranda, zona norte do Rio, Rafaela espera "que toda essa confusão termine em breve". "Não quero ganhar nada, não quero aparecer, sempre me faltou um pedaço. Quero dar paz a minha mãe", desabafou. Ela disse que, se a paternidade for mesmo confirmada, pretende criar um projeto para homenagear o pai, Tim Maia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário