terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Conheça os cinco principais candidatos ao cargo de papa

Após Bento 16 anunciar que deixará o cargo de papa no próximo dia 28 de fevereiro, crescem as especulações a respeito do nome que deverá ocupar o posto máximo da Igreja Católica. Conheça os cinco religiosos mais cotados para assumir.
O arcebispo de São Paulo, Odilo Pedro Scherer, incluído em algumas listas de "papáveis", afirmou que a nacionalidade ou a idade do sucessor de Bento 16 não são tão essenciais quanto a preparação e a saúde.
O cardeal Christoph Schönborn, de Viena, é outro cotado para assumir o cargo de papa. Após anunciar sua saída, Bento 16 pretende dedicar-se à oração e escrita, e não vai interferir na ação de seu sucessor, segundo seu porta-voz Federico Lombardi.
A escolha do ganês Peter Turkson, de 64 anos - responsável pelo Departamento da Justiça e Paz e porta-voz do Vaticano para as questões sociais -, representaria um momento histórico de renovação da Igreja: seria a primeira vez na era moderna que o mundo católico teria como líder um homem de fora da Europa.
O arcebispo de Milão Angelo Scola está no páreo para se tornar o próximo papa. O próximo Papa precisará ter "uma mente aberta", com "a capacidade de aceitar e compreender as diferentes culturas", explicou o cardeal de Paris, André Vingt-Trois, ao jornal La Stampa.
O cardeal canadense Marc Ouellet, de 69 anos, presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina e da Congregação para os Bispos, é tido por especialistas como uma cópia de Joseph Ratzinger, então braço direito de João Paulo 2. Cotado para o cargo de papa, o canadense deverá lidar com sua timidez e sua postura pouco midiática caso seja escolhido

Nenhum comentário:

Postar um comentário